Sergio Chiavazzoli

Violão

Guitarra

Bandolim

Harmonia e
Improvisação

Sergio Chiavazzoli aos 4 anos começou a mostrar interesse pela música, tendo assim o seu primeiro contato com o violão, já demonstrando estreita relação com tal instrumento.

Precocemente aos 7 anos, já participava do grupo de baile formado pela família. Aos 13 anos, iniciou estudo de violão Clássico e Flamenco, com Paulo Roberto Leitão. Poucos anos depois preparava como professor, alunos que partiram para a carreira profissional, como músicos populares e clássicos.

Aos 18 anos, continuando o seu aperfeiçoamento em harmonia e improvisação, teve como Mestre Sérgio Benevenuto. Com 20 anos, montou o primeiro Trio-Elétrico de Niterói.

Nesta caminhada de universo tão abrangente, encantou-se por outros instrumentos, tornando-se um multi-instrumentista de cordas (violão, viola de 12, viola de 10, violão midi, cavaquinho, bandolim, banjo, guitarra baiana e guitarra).

Em 1989 dividindo o palco com o cantor Zé Alexandre, tendo como diretor Oswaldo Montenegro que após ouvi-lo passar o repertório, convidou-o para a tournê de 1990, trabalhando então com o artista até Dezembro de 1996.

Em 1993, tendo como objetivo a sua especialização no violão, Oswaldo Montenegro foi preparado por Chiavazzoli, onde 3 meses depois, com direção de Hermínio Belo de Carvalho, nasceu o disco “Seu Francisco”, com músicas de Chico Buarque e solos dos maiores compositores instrumentais brasileiros. A partir daí fizeram shows em dupla pelo Brasil, e em 1994 a tour pelos Estados Unidos.

Em maio de 1997 foi convidado por Celso Fonseca, para substituí-lo na tour internacional “Quanta”, tornando-se “Guitar Internacional Tour” de Gilberto Gil.

Em 1998 foi convidado para o Trio- Eletrônico de Gilberto Gil onde sua guitarra baiana acompanhou artistas como: Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Gal Costa, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Dominguinhos, Carlinhos Brow e Margareth Menezes.

Continuando 1998, veio a tour pela África, Europa e Ásia, com Gilberto Gil, acompanhando nomes como Paralamas do Sucesso, Cheb Mamy, Yousson’Dour, Verônica Sabino (que após a tour montaram um duo).

No decorrer da carreira, Sergio Chiavazzoli participou ainda em shows com MPB-4 e Quarteto em Cy, Ana Carolina, Alejandro Sanz, Peter Gabriel, Maria Bethânia, Roberto Carlos e registrando seu talento e sua sonoridade nas Trilhas Sonoras da Rede Globo, disco livro do Paulo Coelho, Especial da Xuxa (gravação do Pai- Nosso), e em discos de artistas como Milton Nascimento, Oswaldo Montenegro, Belchior, Zé Augusto, Akundum, Adriana Maciel, Vanessa Rangel, Morais Moreira, MPB-4 e Quarteto em Cy, Paulo Ricardo, Fagner e Amelinha.

Produtor musical, Arranjador e Compositor de Músicas Instrumentais, em 2000 atuou como Co-produtor Musical do CD, ” Eu, tu, eles ” de Gilberto Gil.

Em 2001, gravou o disco “Gil e Milton”, participando da tour pelo Brasil e exterior. Foi um dos vencedores do ” Projeto Itaú Cultural” com seu disco “Armando Todas”. É também o responsável pela transcrição de cifras do DVD acústico de Gilberto Gil. Foi o produtor musical e solista do CD “Natal de Cavaquinho”- lançado pela Warner Music.

Em 2002 após assumir a direção musical do Expresso 2222 e do Gilberto Gil, seguiu em tour no show Kaya N’Gan Daya com apresentações na Europa, Estados Unidos, Ásia e Oceania.

Um dos únicos da banda de Gil a acompanhá-lo ao concerto da ONU e após graduar-se em Musicoterapia (2008), Chiavazzoli alem da sua carreira solo, montou com seus amigos Arthur Maia, Carlos Malta, Claudio Andrade e Jorginho Gomes o Grupo Gomanchi de música instrumental.

Em 2010 montou o Mafuá Instrumental, um Power Trio com Fábio Lessa e Flávio Santos, é arranjador do último cd “Fé na Festa” de Gilberto Gil e está cursando licenciatura em música.

Fotos

Sergio Chiavazzoli
Sergio Chiavazzoli
Sergio Chiavazzoli

Contato

(21) 3153-7589
97114-5334
contato@centromusicaldowntown.com.br
Shopping Downtown – Bloco 16, Cobertura 310, Portaria “B” – Barra da Tijuca

Facebook

Curta a nossa página no
Facebook

Sobre

o Centro Musical Downtown vem trazer o ensino e a prática de musica para alunos…
leia mais…